Bullying

Bullying é um termo que se popularizou recentemente e vem da língua inglesa (bully significa “valentão” em inglês). O termo se refere a atitudes agressivas, sejam físicas ou verbais, que ocorrem sem motivo aparente e de forma repetitiva, por uma ou mais pessoas, sem que a outra pessoa possa se defender.

Esse time de agressão acontece especialmente entre crianças e adolescentes, quando o senso moral ainda está em formação e eles não entendem ou não se preocupam com o sofrimento que atitudes violentas podem causar. Ainda sim, o bullying pode ocorrer na idade adulta, em universidades, no trabalho ou mesmo entre vizinhos.

O bullying pode ser feito diretamente, quando o agressor agride a pessoa fisicamente, profere xingamentos e a humilha de alguma forma, ou indiretamente, quando o agressor espalha comentários maldosos, cria apelidos, isola a outra pessoa socialmente e outras ações.

Na era da internet o bullying ganhou novos contextos à medida que a compartilhar mensagens, fotos e vídeos foi facilitado pelos computadores e smartphones.

O bullying pode ter graves conseqüências. A pessoa agredida pode parar no hospital vítima das agressões físicas ou criar complexos e traumas psicológicos devido as agressões psicológicas, apelidos e humilhações sofridas. Existem muitos casos de crianças e adolescentes que se recusam ir à escola por medo. No caso mais grave, a vítima decide suicidar-se como forma de acabar com o sofrimento diário sofrido.

Muita gente vê como natural crianças se xingando ou se mal tratando, mas o comportamento deve ser proibido e punido, especialmente em escolas. Professores devem alertar aos pais tanto do agressor quanto da vítima enquanto os pais têm um papel decisivo em educar os filhos de forma que tratem bem seus colegas.

Deixe um comentário

Arquivado em comportamento

Deixe um comentário