Agressividade e Psicologia

O comportamento agressivo está dentro de todo ser humano, como mecanismo de auto conservação e sobrevivência. Na psicologia, no entanto, a agressividade também é vista como resultado do convívio e aprendizagem social.

A abordagem psicológica é bastante evidenciada quando pensamos que na maioria dos casos de agressividade, não há um impulso natural para proteger a pessoa ou suas coisas queridas, mas sim um genuíno impulso de destruição e ataque a outra pessoa, ou coisa, baseado em motivos diversos.

Na psicologia, considera-se que uma pessoa é agressiva quando ela reage a todo evento como se fosse uma disputa ou competição. A agressividade, verbal ou física, toma conta da vida da pessoa a cada crítica, a cada tarefa realizada ou não realizada, a cada movimento de sua vida.

A psicanálise é um ótimo método para tratar o problema quando ele está fora de controle. Lembre-se que pessoas agressivas não são apenas pessoas que agridem fisicamente outras pessoas, mas sim que tomam atitudes e reações agressivas em relação ao que acontece em sua vida. Quebrar objetos da casa, xingar as pessoas, se manter em um constante estado de irritação devido a um problema são sinais de agressividade.

A psicanálise ajuda o paciente a reconhecer que possui um problema, a descobrir os motivos de suas angústias e insatisfações e como canalizar impulsos agressivos e como evitá-los.

1 comentário

Arquivado em comportamento

Uma resposta para “Agressividade e Psicologia

Deixe um comentário